Selos sobre Peixes

Os selos, cuja original raison d'être, era documentar que uma taxa postal tinha sido paga, adquiriu propósitos adicionais bastante cedo, através de entidades que promoviam a disseminação por ex. da sua arte, história ou recursos naturais.

Os peixes são muito decorativos

Os peixes são importantes recursos naturais em vários países e são também bastante decorativos. Era portanto inevitável que se tornassem motivo de selos. De facto, no início de 1755, uma estampa tipo selo com o bacalhau (Gadus morhua), foi lançada na colónia de Massachussets. O primeiro verdadeiro selo com um peixe (de novo um bacalhau) foi lançado em 1865 na Terra Nova (Eschmeyer & Bearse 1974). Hoje em dia, existem tantos selos coloridos com motivos de peixes, que, pelo menos para alguns países, podem ser ilustrados livros inteiros com eles (ver por ex. Hong 1994; Van Tiggelen 1995).

A primeira colectânea de selos de peixes é a de Bearse et al. (1977), cobrindo o período de 1865 a 1975, e consolidando a primeira colectânea na Bio-Philathely, um periódico temático. Bearse et al. (1977), que também tratou com selos de pesca, usou uma classificação que distinguiu as seguintes categorias:

  1. Peixe como tema central (independentemente de o selo também mostrar um governante)

  2. Peixe apenas como parte da imagem (com ou sem governante)

  3. Peixe estilizado ou pouco importante no desenho

  4. Nenhum peixe é mostrado (apenas um motivo relacionado).

Apenas os selos pertencentes à categoria a) são incluídos na FishBase, com a condição de que este deve ser uma espécie válida para a FishBase, não só porque o nome ou sinónimo está escrito no selo, mas também se a espécie pode ser identificada pelo selo.

Os Filatelistas apreciarão a precisão taxionómica

A inclusão de selos como imagens da FishBase, torna possível aos filatelistas terem informações sobre os peixes mostrados nos selos, que em tamanho vão desde os guppies até ao tubarão baleia, e taxionomicamente desde os tubarões até aos peixes cirurgiões. Os filatelistas apreciarão também a perfeição taxionómica que a FishBase dá, que ultrapassa o antigo problema da classificação dos selos de peixes (ver Bearse et al. 1977). Outros utilizadores da FishBase, apreciarão também a beleza dos selos de peixe, muitas vezes rivalizando com as fotografias subaquáticas. Para este efeito, os selos na FishBase foram feitas tamanho ecrã. Os mais de 300 selos incluídos na FishBase 96, provenientes da colecção da família Pauly, que tão gentilmente os tornaram disponíveis, foram varridos individualmente e arranjados usando o programa PHOTO STYLER. Diversos selos de outras fontes foram recentemente adicionados por M. Vakily.

Presentemente os selos estão acessíveis em sequências taxionómicas através do botão Imagens no Menu Principal, ou através da tabela ESPÉCIES, seguindo os desenhos e fotografias de peixes mencionados anteriormente.

Está planeado expandir a presente cobertura de selos da FishBase, e eventualmente incluir todos os selos existentes, preenchendo os nossos critérios de selecção (ver acima), i.e., cerca de 1 500 selos. No entanto, esta expansão pode ser bastante lenta, pois o projecto FishBase, não pode contratar pessoal para este trabalho. Assim, a brevidade deste trabalho, depende de voluntários (tal como o primeiro autor).

Ofertas de colaboração, incluindo fornecimento de ficheiros de filatelia, cuja informação possa complementar as imagens varridas, ou fornecer novas imagens de selos, devem ser endereçadas a Michael Vakily (m.vakily@cgiar.org).

Agradecimentos

Queremos agradecer a Adrian Ma. Guerrero o esforço de ordenar os nossos envelopes numa colecção de selos ordenada, a base do trabalho aqui descrito.

Referências

Bearse, G.A., W.F. Stanley, M.S. Raasch, U. Stahl and E.O. Bookwalter. 1977. Part I. Fishes, fishing and fisheries on stamps of the world, p. 3-91. In Lower vertebrates: fishes, amphibia and reptiles on stamps of the world. American Tropical Association Handbook 91, Milwaukee.

Eschmeyer, W.N. and G.A. Bearse. 1974. Fish on stamps. Pac. Disc. 27(5):1-8.

Hong, M.-S. 1994. Fishes in stamps. Taiwan Provisional Fishery Bureau, Taipei, Taiwan. 184 p.

Van Tiggelen, J. 1995. The world down under. Australia Post, Canberra. 40 p.

Ilya Pauly e Daniel Pauly